CAPÍTULOS DE LIVROS | 2014

Etnografia em Filme e ensino de antropologia: apontamentos de sala de aula

FERRAZ, Ana Lúcia Marques Camargo. Etnografia em Filme e ensino de antropologia: apontamentos de sala de aula. In: FERRAZ, Ana Lúcia Marques Camargo; MENDONÇA, João Martinho (Org.). Antropologia Visual: Perspectivas de Ensino e Pesquisa. 1. ed. Brasília: Associação Brasileira de Antropologia, 2014. v. 1, p. 35-50.


Resumo do Livro:

Não se escreve apenas com palavras. As imagens também podem ser instrumentos poderosos na elaboração de textos antropológicos, com grande capacidade de difusão de ideias. Mas como ensinar a “escrever” textos imagéticos? Esta é a questão central a que responde o livro organizado por Ana Lúcia Camargo Ferraz e João Martinho de Mendonça. Responde por meio de textos de antropólogas brasileiras, estrangeiras e de estrangeiros que atuam em instituições brasileiras.

Leia o capítulo.

Por uma abordagem etnográfica dos contextos pedagógicos

GUEDES, Simoni Lahud. Por uma abordagem etnográfica dos contextos pedagógicos. In: GUEDES, Simoni Lahud; CIPINIUK, Tatiana Arnaud (Org.). Abordagens etnográficas sobre educação. Adentrando os muros das escolas. 1. ed. Niterói: Alternativa/ Faperj, 2014. 220p.


Resumo do Livro:

A coletânea – Abordagens etnográficas sobre educação: adentrando os muros das escolas – tem a sua originalidade marcada, exatamente, pela abordagem etnográfica de diversas dimensões do processo educativo. A partir de dois artigos que realizam reflexões teóricas e metodológicas sobre a relação entre antropologia e educação, são apresentados oito trabalhos que resultam de investimentos etnográficos de seus autores, apresentando reflexões que se originam de suas investigações. Nesse sentido, pretendemos contribuir para uma apreensão mais complexa e matizada dos fenômenos pedagógicos, contribuindo para a compreensão das dinâmicas internas à escola, em especial a escola pública, explorando as categorias e representações coletivas que informam as sociabilidades e, pela mesma via, os conflitos no interior dos muros escolares.

Translate »