DOCENTES PESQUISADORES

Alessandra Siqueira Barreto

E-mail: alessabarreto@hotmail.com

Doutora em Antropologia pelo Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mesma instituição onde realizou o seu Mestrado em Antropologia Social (2001). Pós Doutora em Antropologia (ISCTE/ Portugal) com bolsa do CNPq (2008/2009). Foi professora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente, é coordenadora do LEPECS- Laboratório em Educação, Ciências Sociais e Saberes e do subprojeto PIBID/UFF. É professora adjunta do Programa de Pós-graduação em Antropologia do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense, pesquisadora do grupo de pesquisa NARUA e do Laboratório do filme etnográfico/UFF. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana e Antropologia da Política, trabalhando principalmente com os seguintes temas: mediação cultural e política, associativismo, mobilidades, educação, estilos de vida urbanos, imagens e cidade.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7114323773861717

Ana Claudia Cruz da Silva

E-mail: anaclaudiasilva@id.uff.br

Professora adjunta III do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da mesma instituição. Coordenadora do curso de graduação em Antropologia. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Antropologia Social pelo PPGAS/Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia política, movimento negro, política de cultura, relações raciais e novos movimentos culturais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8626581136580362

Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz

E-mail: analu01@uol.com.br

Professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense, onde fundou e coordena o Laboratório do Filme Etnográfico (ICHF-UFF). Fez o Pós-Doutorado em Antropologia na Universidade de São Paulo. É Bacharel em Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP (1995), mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1999) e doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2005). Atua como pesquisadora do Núcleo de Estudos de antropologia das artes, ritos e sociabilidades urbanas – NARUA/UFF, do Grupo de Antropologia Visual – GRAVI/USP e do Núcleo de Antropologia, Performance e Drama – NAPEDRA/ USP. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase nos seguintes temas: vídeo etnográfico, trabalho, representação, etnografia, memória, cultura popular e teatro.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7428182690689329

Daniel Bitter

E-mail: danielbitter@gmail.com

Mestre em Artes Visuais pela EBA-UFRJ (2000) e Doutor em Antropologia pelo IFCS-UFRJ com Estágio no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE – Lisboa). Atualmente é professor adjunto 2 do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense – UFF. É também professor do Curso de Especialização em Antropologia e Desenvolvimento Cognitivo – UFF/Fundação Roberto Marinho. Tem atuado nas áreas de Ritual e Simbolismo, Antropologia do Dom, Antropologia dos Objetos e Etnomusicologia, com pesquisas sobre rituais festivos, culturas populares, cultura material, artes e performances, sociabilidades urbanas e patrimônio cultural. Desde 2004 é membro da Associação CulturaL Caburé, ONG dedicada à pesquisa e difusão da cultura brasileira através de projetos artísticos e culturais. Publicou o livro A bandeira e a máscara. A circulação de objetos rituais nas folias de reis. 7 letras, CNFCP/Iphan, 2010.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2932782599560205

Elisabete Cristina Cruvello da Silveira

Professora adjunto IV do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Coordenadora da Licenciatura em Ciências Sociais da UFF/Niterói. Doutora em Política Social pela UFF, Mestre em Ciências Sociais pela FLACSO/ARGENTINA e Mestre em Educação pela UFF. Temas de interesse: metodologia comparada, sociologia da educação, política social e organizações internacionais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8897267584532387

Hélène Cécile Petry

E-mail: helene.petry@gmail.com

Hélène Petry é professora adjunta de sociologia na Universidade Federal Fluminense (UFF, RJ), onde se dedica à sociologia da educação e formação de formadores no âmbito da Licenciatura em Ciências sociais. Seus temas de interesse abrangem a educação integral, para a paz, educação aberta e livre aprendizagem, e as redes e novos movimentos sociais. Licenciada em Humanidades (2003), Mestre em Letras-Inglês (2005) pela Université Paris 7, e Mestre em Sociologia (2007) e Doutora em Sociologia (2012) pela Sciences-Po, Paris. Tem experiência como professora de ensino médio e superior. Ministrou aulas de sociologia sobre globalização e sobre educação no Institut Telecom, Paris. Tem experiência de pesquisa etnográfica na França e no Brasil, onde realizou parte da sua formação acadêmica no IUPERJ (atual IESP, 2007) e na PUC-Rio (2011-2012). Atualmente, pesquisa sobre educação democrática e as dimensões relacionais e corporais dos processos de aprendizagem.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7164107877354499

Maria Livia de Tommasi

E-mail: livia.detommasi@gmail.com

Professora adjunta IV do curso de graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC, e do Programa de Pós-graduação interdisciplinar Cultura e Territorialidades, da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Pedagogia – Universitá di Roma (1987), mestrado em “Etude des Sociétés Latinoamericaines” – Université de Paris III (1988) e doutorado em Sociologia – Université de Paris I (1997). Coordena o Núcleo de Pesquisa Trabalho e Cultura na Cidade – NUTECC (CNPQ/UFF). Atua na área de sociologia, com ênfase em sociologia urbana e sociologia da juventude. Realiza pesquisas sobre os seguintes temas: periferias, juventudes, culturas urbanas, ação coletiva, práticas políticas e de governo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1835437961258495

Nilton Silva dos Santos

E-mail: ninisants@gmail.com

Vice-coordenador do Núcleo de Antropologia das Artes, Rituais e Sociabilidades Urbanas. Professor Adjunto III da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGA), desde 2009. Vice coordenador do Núcleo de Estudos em Artes, Ritos e Sociabilidades Urbanas – NaRUA/UFF. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1990), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Antropologia Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), atuando principalmente nos seguintes temas: etnografia urbana, carnaval e festas metropolitanas, musicalidades contemporâneas, direitos autorais e novas tecnologias, mediação sócio-cultural, identidade, patrimônio e memória social. Vinculado às seguintes linhas de pesquisa do PPGA/UFF: Etnografia Urbana; Ritual e Simbolismo; Etnicidade, Identidade e Nação; Transmissão de Patrimônios Culturais e Antropologia do Poder.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4733583630822468

Renata de Sá Gonçalves
E-mail: renatagoncalves@id.uff.br

Coordenadora do Núcleo de Antropologia das Artes, Rituais e Sociabilidades Urbanas. Professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Em 2013 ingressou como professora do Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFF. Doutora em Antropologia Cultural pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Mestre em Sociologia e Antropologia (2003) pela mesma instituição. Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (1999). Sua dissertação de mestrado foi agraciada, em 2003, com o Prêmio Carioca de Pesquisa da Secretaria de Cultura/RJ e com menção honrosa do Prêmio Sílvio Romero CNFCP/ IPHAN. Autora do livro Os ranchos pedem passagem: o carnaval no Rio de Janeiro do começo do século XX publicado na Coleção Biblioteca Carioca. Organizou com Maria Laura Cavalcanti o livro Carnaval em Múltiplos Planos (Aeroplano, 2009). Publicou o livro A Dança nobre do Carnaval (Aeroplano, 2010). Integrou (07/2008 – 05/2009) a equipe que coordena o Programa de Especialização em Patrimônio do IPHAN, como bolsista recém-doutor (Fundação Darcy Ribeiro). Foi bolsista (06/2009 – 07/2010) do Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-doutores (PRODOC/ Capes), atuando como professora do Departamento de Antropologia e do PPGSA / UFRJ. Tem experiência na área de Antropologia Cultural, com ênfase em antropologia urbana e análise simbólica, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura popular, festas (carnaval), ritual e simbolismo, políticas públicas culturais, gestão e preservação do patrimônio cultural.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5444434236826175

Rosana da Câmara Teixeira
E-mail: rosanadacamara@oi.com.br

Licenciatura (1988) e Bacharelado (1989) em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Mestrado (1998) e Doutorado (2004) no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado em Antropologia Social (Museu Nacional-UFRJ). Dissertação de mestrado agraciada em 1999 com o Prêmio Carioca de Monografia pela Secretaria Municipal das Culturas do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora do Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural (Laboep-UFF) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Esporte e Sociedade (NEPESS-UFF). Tem experiência na área de Antropologia Cultural, com ênfase em antropologia urbana e antropologia e educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia do futebol (torcidas de futebol), sociabilidades urbanas, práticas sociais de memória, idolatria, culturas e aprendizagens, a formação do professor de sociologia. Autora do livro “Os perigos da paixão. Visitando jovens torcidas cariocas” (Annablume, 2003) resultado da dissertação de mestrado. E, pela7 letras (2008) “Krig-há Bandolo! Cuidado, aí vem Raul Seixas”, tese de doutorado que recebeu dotação da FAPERJ.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6614478744956706

Simoni Lahud Guedes

E-mail: simonilahud@uol.com.br

Fez Bacharelado (1971) e Licenciatura (1973) em Ciências Sociais na Universidade Federal Fluminense, Mestrado (1977) e Doutorado (1992) em Antropologia Social pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Titular do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense, foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), já tendo coordenado a Comissão de Ensino e Ofício desta associação. Professora e pesquisadora na área de Antropologia, com ênfase em Cultura de Trabalhadores, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalhadores urbanos, futebol brasileiro, categorias etárias. Membro do INEAC-INCT e coordenadora de convênios CAPES-SPU (Argentina). Pesquisadora do CNPq desde 1996, atualmente nível 1 C.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1578239902547594

Translate »