PROJETOS

 

Realizados

Projeto de criação do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais, Educação e Saberes (LEPECS) (2013 - 2014)

O projeto que visa a implementação, planejamento e desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais, Educação e Saberes (LEPECS) foi criado em 2013, sob coordenação das professoras Alessandra Siqueira Barreto e Renata de Sa Gonçalves. O projeto congrega os Departamentos de Antropologia, de Sociologia, assim como docentes do Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGA), do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS), do Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT), e da Faculdade de Educação (UFF). A criação do Laboratório tem como objetivo desenvolver infraestrutura adequada para a consolidação de um espaço de formação, debate e articulação entre alunos e professores e os demais envolvidos. Ao privilegiar a produção de pesquisas e de construção de metodologias e práticas de ensino inovadoras que promovam o diálogo entre ciências sociais e educação, a proposta de atuação do Laboratório se define a partir de eixos temáticos que articulam conteúdos da Sociologia para o ensino básico, disciplina obrigatória, reintroduzida em nível nacional, no currículo do ensino médio das escolas brasileiras a partir da Lei no. 11.684. A reflexão acerca de metodologias de ensino e pesquisa empírica e a experimentação de diferentes linguagens e práticas serão meios privilegiados de interlocução e compartilhamento dentro e fora da Universidade, tanto com escolas da rede pública, quanto com a sociedade civil.

Situação: Concluído

Natureza: Pesquisa

Integrantes: Renata de Sá Gonçalves – Integrante / Nilton Santos – Integrante / BITTER, Daniel – Integrante / FERRAZ, Ana Lúcia – Integrante / SILVA, Ana Claudia Cruz da – Integrante / BARRETO, Alessandra Siqueira – Coordenador / Hélène Petry – Integrante / Antonio Brasil Jr – Integrante / Simoni Lahud Guedes – Integrante / Sergio Castilho – Integrante / Maria Livia De Tommasi – Integrante / Elisabete Cruvello – Integrante / Rosana da Câmara Teixeira – Integrante

A Didática do Filme Etnográfico: processos de produção de vídeo na pesquisa antropológica (2012 - 2014)

Este projeto, aprovado e financiado pela FAPERJ (processo E26/111.273/2012) por meio do Edital 08/2012 Material Didático, visa a produção de um conjunto integrado de material didático a partir de atividades de formação e experimentação, sendo:

  1. Formação audiovisual de professores e alunos de formação universitária e da educação básica, através da realização de Oficinas de Vídeo para a Pesquisa Etnográfica.
  2. Apoio à produção e à edição dos vídeos sobre a transmissão de saberes e o aprendizado.
  3. Produção da Série Pesquisa Etnográfica e Cinema, que apresenta o percurso formativo das Oficinas.
  4. Elaboração do Site do Laboratório do Filme Etnográfico, que tem como objetivo a divulgação dos materiais produzidos a fim de divulga-lo como material didático.

Situação: Concluído

Natureza: Pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (4) 

Integrantes: Renata de Sá Gonçalves – Integrante / BITTER, Daniel – Integrante / FERRAZ, Ana Lúcia – Coordenador / COSTA, Fernando Morais da – Integrante

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro

Política de reparação e dever de memória: perspectivas para a educação das relações étnico-raciais em escolas do Grande Rio, coordenado pelo prof. Everardo Paiva de Andrade (2011-2014)

Situação: Concluído

Natureza: Pesquisa

Integrantes: Rosana da Câmara Teixeira – Integrante / Everardo Paiva de Andrade – Coordenador

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (2013-2013)

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Situação: Concluído

Natureza: Extensão

Alunos envolvidos: Graduação: (12)

Integrantes: Maria Livia de Tommasi – Coordenador / Dafne Jazmin de Azevedo Velazco – Integrante / Barbara Cardozo – Integrante / Alexandre Alves – Integrante / Babara Curak – Integrante / Leonardo de Abreu Voigt – Integrante / Felipe Walviesse – Integrante / Monique Ayupe – Integrante / João Pedro Barros de Lima – Integrante / Daniel Carvalho – Integrante / Fred Jardim – Integrante / Lidice Guerreiro – Integrante / Vera Lucia de Oliveira – Integrante / Diego Divino – Integrante / Bernardo Nazareth – Integrante

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa

O Ensino de Sociologia na Educação Básica de Niterói: Representações e Práticas (2009-2011)

O presente projeto tem como objeto de estudo o ensino da Sociologia na educação básica de Niterói. Pretende conhecer como esta disciplina vem sendo ministrada nas escolas da rede pública que servem de campo de estágio na formação inicial dos alunos da Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense. Investigar o currículo e as práticas pedagógicas dos professores de Sociologia, incluindo aquelas voltadas para a educação patrimonial possibilitará fornecer subsídios para a compreensão do quadro estadual, e por outro, proporcionar aos futuros professores a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, parece oportuno tanto quanto discutir “o que deve ser ensinado?” Refletir sobre o. papel da Sociologia no que tange à escolarização das juventudes conhecendo suas representações, práticas escolares e culturais. .

Situação: Concluído

Natureza: Pesquisa

Integrantes: Rosana da Câmara Teixeira – Coordenador

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